Consultoria

Por meio da MUS Produção e Consultoria em Educação Musical, Cecília Cavalieri dedica-se a atividades formadoras em educação musical e atualização de profissionais participantes de programas de educação musical.

A MUS também desenvolve pesquisas pontuais e extensivas que têm como objeto de estudo princípios, contextos, sujeitos, processos e produtos da transação educacional.

Cecília também destina atenção ao acompanhamento do desenvolvimento curricular em escolas regulares, envolvendo a construção de competências em música e a avaliação dos problemas, auxiliando na elaboração de matrizes curriculares. Fundamentos contemporâneos da área são contextualizados e negociados com os agentes envolvidos, a partir do levantamento das necessidades específicas e dos objetivos apresentados.

  • MUS dedica-se:
    • • A atividades formadoras em educação musical
    • • À atualização de profissionais, coordenadores e gestores participantes de programas de educação musical
    • • À pesquisa pontual e extensiva, tendo como objetos de estudo princípios, contextos, sujeitos, processos e produtos da transação educacional.
    • • Ao acompanhamento do desenvolvimento curricular em escolas regulares, envolvendo a construção de competências em música e a avaliação sistêmica e diagnóstica, e à elaboração de matriz curricular. Fundamentos contemporâneos da área são contextualizados e negociados com os agentes envolvidos, a partir do levantamento de suas especificidades, necessidades e objetivos.

  • PROJETOS DE PESQUISA

    • Educação musical escolar: sujeitos, currículos, processos e avaliação
      • • Este projeto investiga a construção e aplicação de modelos teórico-práticos de ensino e aprendizagem musical em contextos de educação básica.
      • • Livros publicados: 5
      • • Artigos publicados: 4
      • • Publicações em anais: 3

    • Processos de ensino e avaliação em composição, apreciação e performance musicais
      • • Este projeto fundamenta-se em dois modelos teóricos complementares: o Modelo C(L)A(S)P, de Swanwick e o Modelo Espiral de Desenvolvimento Espiral, de Swanwick e Tillman.
      • • Livros publicados: 15
      • • Artigos publicados: 10
      • • Publicações em anais: 18

    • Música e cognição: Bases científicas do desenvolvimento musical
      • • Este projeto tem objetivo estabelecer conexões entre pressupostos da Neurociência Cognitiva da Música e a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo Musical.
      • • Artigos publicados: 3
      • • Publicações em anais: 8

    Cursos e palestras Cursos para promover a atualização e a formação continuada de educadores musicais atuantes no contexto da Escola Regular visando a otimização de sua prática pedagógico-musical. Conteúdos
    • Núcleo teórico:
      • • Fundamentos da educação musical na contemporaneidade
      • • Desenvolvimento cognitivo-musical
      • • Metodologias de educação musical: perspectiva crítico-comparativa
      • • Currículo e avaliação
    • Núcleo prático:
      • • O fazer musical na sala de aula
      • • Tecnologia e música
    • Núcleo científico:
      • • Metodologia de pesquisa